Analise: Green Day Rock Band

  • Os modos, os locais e suas histórias

São dois modos de jogo principais neste Rock Band. O QuickPlay traz imediatamente todas as músicas habilitadas por padrão – um detalhe interessante, evitando que o jogador casual tenha que completar todo o modo carreira apenas para jogar as músicas principais com seus amigos. Já o citado Career oferece três localizações diferentes para tocar as músicas, cada uma com sua respectiva importância, característica, e faixas:
Green Day Rock Band 01The Warehouse, como descrito pelo próprio baixista Mike Dirnt, é um local fictício que representa bem o tipo de lugar em que a banda tocava no seu início de carreira. Nessa área são apresentadas as músicas do terceiro e provavelmente o mais aclamado CD do grupo, Dookie. O álbum inteiro está presente, então se você é fã da banda desde 1994, data de lançamento da obra, prepare-se para se emocionar enquanto toca sucessos comoWelcome to Paradise, Basket Case, She When I Come Around.
Em Milton Keynes, segundo local apresentado no modo, foi onde a banda fez o primeiro show em estádio de Londres, além de ter sido o cenário para a gravação do DVD ao vivo de Bullet in a Bible. Aqui as músicas variam entre os álbuns Nimrod, Insomniac, Warning eAmerican Idiot, sendo que o último também está representado em sua totalidade.
Por fim, você pode jogar o CD inteiro de 21st Century Breakdown no Fox Theatreem Oakland, que além de ser a cidade natal da banda, também foi o local onde eles fizeram um show de reabertura após 30 anos de reforma.
São apenas estas três localizações e que já vêm habilitadas por padrão, o que pode ser um ponto fraco para alguns. O interessante é a forma como cada uma é ambientada, seguindo fielmente as diferentes fases do grupo. Exemplo prático é ver que na The Warehouse o visual dos integrantes ainda é de uma típica banda de punk rock no seu começo de carreira, e no Fox Theatre todo o figurino se altera para um tom mais dark e melódico, que foi o rumo que o grupo tomou numa determinada fase.
  • O progresso do modo carreira e as novidades

É impossível não comparar Green Day: Rock Band com a versão de The Beatles da série, afinal, ambos compartilham o mesmo conceito. Acredito que a grande diferença entre os dois (tirando as músicas, óbvio) está no progresso do modo carreira. Enquanto o The Beatles apresentava cenas de corte, curiosidades, entre outros detalhes que representavam de alguma forma o seu progresso, Green Day: Rock Band não consegue simular isso de forma alguma.
Green Day Rock Band 03Você simplesmente vai jogando as músicas nas três localizações existentes sem nenhum senso de progresso, afinal, até todas as músicas já estão habilitadas por padrão no QuickPlay.
Com o tempo, o que acontece é a possibilidade de habilitar “desafios” que nada mais são do que tocar umasetlist com quase ou total perfeição. Ao concluí-los, você recebe alguns extras como fotos raras, vídeos de shows, e até mesmo entrevistas exclusivas – o tipo de conteúdo que leva os fãs à loucura, e fazem Green Day: Rock Band um título que vale a pena para estes.
Sobre as novidades... bem, na verdade isso é tudo. O título não inova de nenhuma forma a mecânica de jogo. Os modos são os mesmos de outros jogos da série. Existem apenas três localizações diferentes, e o modo carreira não apresenta nenhum tipo de senso de progressão – mas que é recompensado com as dezenas de extras.
  • Gráficos e comentários finais

A ambientação, como citada anteriormente, está muito bem detalhada nos cenários, e também nos integrantes das bandas. Se você é um fã ávido, vai perceber os mais singelos detalhes de mudanças em cada local além da forma de se vestirem, como penteados e tatuagens que surgiram com o tempo.
O pacote gráfico, como um todo, segue o padrão de qualidade da Harmonix, então podemos esperar personagens bem modelados e animações sem queda nas taxas de quadros.
Green Day: Rock Band é um título indispensável para quem é fã da banda e gosta de jogar Rock Band com os amigos, afinal, são 47 músicas, entre vários extras. Mas se você não acha o gênero musical do grupo muito interessante – ou pior ainda – se você não suporta Green Day, pegue a nota abaixo e diminua 8,5 pontos.

Green Day Rock Band 02 Green Day Rock Band 05
Green Day Rock Band 06 Green Day Rock Band 04



Fonte: Nintendoblast

Um comentário:

  1. Putz to loco pra joga. Vou compra a guitarrinha o mais rápido possível!

    ResponderExcluir